sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

FEMINISMO


"Feminista: uma pessoa que acredita na igualdade social, politica e econômica entre os sexos."

Não é nova aquela história de que antigamente as mulheres eram nada mais do que simples reprodutoras e que cuidavam do lar enquanto o marido trabalhava para sustentar a família. Naquela época, o sexo feminino não podia votar ou até estudar; não podia sair de casa sozinha e todo cuidado com o tamanho da roupa era pouco. Assim, crescemos numa sociedade que foi feita para acreditar na superioridade do homem e na incapacidade da mulher. Nasceu uma doutrina de que mulheres devem se depilar, desejar ter filhos, amar cuidar da casa enquanto seu marido se senta no sofá esperando o jantar. Que mulheres não podem sonhar ou ocupar cargos maiores que os homens. Que as mulheres estão no mundo para suprir as necessidades masculinas.

Assim surgiu o feminismo: um movimento com objetivo de libertar as mulheres dessa opressão patriarcal que persiste até hoje. Afinal, somos gente também e, assim, devemos ter a liberdade de sermos e fazermos o que quisermos.


A questão do feminismo está em bastante evidência e muitos famosos andam tomando suas posições. Por exemplo, no novo álbum da Beyonce, temos a música Flawless, com participação de Chimamanda Ngozi Adichie, que fala sobre ser feminista e questiona por quê não podemos ter uma sociedade igualitária. 

"Nós ensinamos as meninas a se retraírem, para diminuí-las.
Nós dizemos para as garotas: você pode ter ambição, mas não muita
Você deve ser bem sucedida, mas não muito
Caso contrário, ameaçará o homem.
Porque eu sou uma fêmea
Esperam que eu deseje me casar.
Esperam que eu faça as minhas próprias escolhas na vida
Sempre tendo em mente que o casamento é o mais importante
O casamento pode ser uma fonte de alegria e amor e apoio mútuo
Mas por que ensinamos às garotas a aspirar ao casamento
E não ensinamos a mesma coisa aos meninos?
Educamos as garotas a se verem como concorrentes
Não por emprego ou por realizações, o que eu penso ser uma coisa boa
Mas sim pela atenção dos homens.
Nós ensinamos as garotas que não podem ser seres sexuais
Da mesma forma que os garotos são."


Outro movimento atual é o He For She. Ano passado, numa conferência da ONU, a Emma Watson fez um discurso incrível sobre feminismo, divulgando essa campanha, criada com objetivo de conscientizar as pessoas o quão importante é a igualdade entre os sexos.

"Eu acho que é certo que eu receba a mesma quantia que os meus companheiros homens. Eu acho que é certo que eu possa tomar decisões sobre o meu próprio corpo. Eu acho que é certo que as mulheres estejam envolvidas na política e nas decisões que vão afetar a minha vida. Eu acho certo que, socialmente, eu receba o mesmo respeito que os homens."


"Homens - eu gostaria de aproveitar essa oportunidade para fazê-los uma convite formal. A igualdade de gênero é o seu problema também."

Emma pediu em seu twitter para que as pessoas mandassem fotos apoiando a causa e muitos famosos fizeram placas com a hashtag #HeForShe e postaram nas suas redes sociais, divulgando o trabalho da famosa atriz que deu vida a Hermione Granger.

A igualdade dos gêneros é uma luta de todos nós e é de vital importância que todos apoiem e participem do movimento, primeiramente cortando algumas atitudes, palavras e esteriótipos que, mesmo sem perceber, já que este preconceito está tão enraizado, ofendem a mulher. Eu, particularmente, acho inaceitável que, em pleno século XXI, ainda existam pessoas tão nojentas - sim, essa é a palavra -, e não só em relação a gêneros, mas etnia, raça e opção sexual.

Espero que tenham gostado do assunto e se tiverem qualquer duvida ou pedidos, sintam-se livres. Me desculpem por não postar há tanto tempo; desde o réveillon eu tenho viajado muito então não tive tempo para entrar aqui. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário