domingo, 22 de fevereiro de 2015

WHAT TIME IS IT? (NOT) SUMMER TIME

ALÔ! Faz mais de um mês que eu não posto - com o início das aulas ta sendo difícil arranjar tempo pra escrever aqui, principalmente por esse ser o meu último ano na escola. Eu estava agorinha separando uns argumentos pra pôr na minha dissertação e pensei em fazer um post sobre colégio, estudos, organização e tempo porque eu vejo muita gente - inclusive eu - com dificuldades pra lidar com tudo isso.
Vamos começar pelo início: acordar. Se você, como eu, estuda pela manhã sabe o quanto é difícil acordar cedo, e principalmente acordar cedo + bom humor. Dependendo da distância entre sua casa e a escola, você deve acordar ao menos 30 minutos antes do horário que você planejou sair. Assim, você pode tomar banho e tomar café, sem se atrasar (a não ser que você passe horas no banheiro - ai ao invés de acordar mais cedo, que tal economizar água?)

Segundo passo: café. Eu não sou uma das melhores pessoas pra falar sobre isso porque eu não consigo comer assim que acordo. Se você é como eu, tente comer uma fruta, como maçã ou melancia, ou simplesmente um copo de suco ou uma xícara de café e deixe pra comer algo mais forte no intervalo entre as aulas. Se você é o meu oposto, faça uma alimentação reforçada, como pão ou ovo (não sei).

Terceiro passo: estudos pós aula. Como eu estou no 3º ano, todos os meus professores aconselham estudar no minimo 4 horas por dia, fazendo atividades, revisando os assuntos dados no dia e adiantando uma coisa e outra para a próxima aula, Meu ritmo de estudo nunca foi assim; eu costumava apenas fazer os deveres e só estudar para a prova, então é bem complicado mudar completamente minha rotina, assim do nada. Portanto, começar as primeiras semanas estudando entre 1 a 2 horas por dia é um bom começo. Depois de um tempo, quando formos nos acostumando, podemos aumentar as horas pra 4 ou até 6.

Quarto passo: distração. É obvio que se ficarmos focado o tempo inteiro em escola, acabaremos ficando loucos - literalmente - com tanta responsabilidade e pressão. Não abandone seus hobbies. Se você gosta de ler, leia. Se você gosta de assistir TV, assista. Se você gosta de sair, saia. Mas cuidado pra não priorizar o lazer e esquecer do que realmente tem que fazer: estudar, passar de ano, entrar na faculdade (no meu caso).

Eu recomendo vocês a fazerem listas ou usar uma agenda. Nas listas, você pode escrever suas metas de 2015 ou listar os deveres do dia e marcá-los quando já estiver feito. Na agenda, você pode marcar os horários dos compromissos e separar cada programa do dia, seja o horário das aulas ou separar uma hora pra ir pro shopping.

Assim, você será mais organizada e poderá arranjar tempo pra tudo que quiser. Admito que eu ainda não estou acostumada com essa rotina e estou tentando seguir esses mesmos passos que eu estou escrevendo pra vocês. É claro que não vamos nos acostumar da noite pro dia mas é a melhor forma que encontrei, então espero que essas dicas tenham sido úteis pra vocês também.

Esse não foi o melhor post de todos mas é importante (eu acho lol), então espero que me perdoem por trazer esse assunto chato depois de tanto tempo. Novos posts em breve xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário