segunda-feira, 14 de março de 2016

LI E AMEI

Oi gente! Vim fazer umas resenhas de livros que já li e se tornaram alguns dos meus favoritos. Não inclui livros que fazem parte de sagas e trilogias porque, bem, o post ficaria muito grande, então deixei pro próximo.

Amy & Matthew, de Cammie McGovern.
Amy era uma garota da escola de Matthew que todo mundo sabia quem era - apesar de não conhecê-la de fato - não só pela sua deficiência, mas também pela inteligência e esbanjante alegria. Quando Matthew diz a ela que sua felicidade é apenas uma fachada e que ela devia enxergar a realidade e parar de se enganar, Amy percebe que era disso que ela precisava - alguém que não tenha medo de te falar a verdade. Com isso, eles se tornam amigos, Amy descobre que Matthew também tem seus segredos e problemas e ela o ajuda, assim como ele ajuda ela. O problema é quando a amizade parece se tornar algo maior, mas nenhum dos dois conseguem dizer isso.

Ninguém nunca me indicou Amy & Matthew. Na verdade, eu nunca tinha ouvido falar. Eu o descobri nas prateleiras da Saraiva e a delicadeza da capa me chamou atenção. Como eu estava sozinha, esperando minha mãe, comecei a lê-lo e, desde o primeiro capítulo, eu fiquei apaixonada. Na mesma hora, comprei e não me arrependo. É uma história de amizade, de amor, de superação. Mostra como é a vida para adolescente com deficiência, mostra que eles também tem sentimentos, medos e alegrias - o que é muito importante, já que vivemos numa sociedade em que muitas pessoas olham e tratam deficientes como se fosse tudo, menos um ser humano como qualquer outro. Amy & Matthew, da editora Galera Record, conquistou meu coraçãozinho e minha prateleira, e aposto que vão conquistar vocês também!

A Última Música, de Nicholas Sparks.
Sei que esse livro não é nada novo e muita gente vai falar "ain, Nicholas Sparks não". Admito que Nicholas Sparks não é um dos meus autores preferidos, mas só porque as temáticas dele são sempre as mesmas: câncer, amor, relação pais e filhos, paixão à algo, Carolina do Norte/Sul, morte. Mas, ele escreve muito bem e fez de A Última Música uma obra linda e uma das minhas favoritas (já estou relendo)!

A Última Música conta a história de Ronnie, uma adolescente de 17 anos que tem que passar o verão com o pai, que a abandonou anos antes, na Carolina do Norte. Lá, ela conhece Blaze, alguém que achava que fosse uma amiga, Marcus, que lhe dá arrepios, e Will, que se torna muito mais que um amor de verão. Com todos os problemas que Blaze e Marcus a causaram, Ronnie se vê mais próxima de seu pai, Steve, que é totalmente apaixonado por seu piano e a quem ela nem sequer falava por anos. O que ela não sabia era que Steve estava com câncer.

A obra virou filme - assim como a maioria dos livros de Sparks - em 2010 e em seu elenco está Miley Cyrus e Liam Hemsworth. O filme é quase tão bom quanto o livro, da editora Novo Conceito, então se você assistiu, leia! E se você não assistiu, leia também!

A Menina Que Roubava Livros, de Markus Zusak.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Morte, narradora da história, encontra Liesel, quando vai buscar a alma de seu irmão mais novo. Eles estavam indo para Molching, já que sua mãe comunista estava sendo perseguida, onde viveria com Hans e Rosa Hubermann, um casal que concordaram em adotá-los em troca de dinheiro. Com a morte de seu irmão, Liesel se mudou sozinha e, antes disso, no enterro, a menina percebeu que o coveiro havia deixado um livro, O Manual do Coveiro, que se tornou o primeiro que ela roubou e seu único vínculo com a família. Na Rua Himmel, entre os bombardeios, ela conhece Rudy, que se torna seu melhor amigo, Ilsa Hermann, a mulher do prefeito, Max, um judeu que a família ajuda a se esconder e cria uma amizade, aprende a ler e escrever, vai à escola e ajuda Rosa com seu trabalho.

Eu, particularmente, amo livros que se passam na época da Segunda Guerra Mundial. A história consegue mostrar a visão das crianças sobre a guerra e Hitler, envolve amor e, por ser imprevisível, te emociona em cada parte dela. A criatividade do Markus Zusak é também impressionante - começando pela escolha do narrador: a morte - e é algo que se faz presente até o final da obra, o que só ajudou o fato de A Menina Que Roubava Livros, da editora Intrínseca, ser um dos meus livros preferidos.

Os Assassinos do Cartão Postal, de James Patterson.
Após receber a notícia de que sua filha e o namorado foram brutalmente assassinados, Jacob Kanon, um detetive de Nova York, viaja para Europa para seguir rastros de sangue e evitar que mais pessoas fossem mortas, já que sua filha foi apenas mais uma peça no quebra cabeça dos serial killers. Jovens casais são encontrados com suas gargantas cortadas por toda Europa e as única conexão entre os assassinatos são cartões postais que são enviados aos jornais locais antes de descobrirem o crime.

Esse livro é, sem dúvida, o meu favorito e eu morro de ciúmes dele - eu nem ia falar dele aqui. Eu o encontrei ao acaso, assim como Amy & Matthew, e talvez seja esse um dos motivos do meu ciúme todo. Com uma história extremamente envolvente e chocante, Os Assassinos do Cartão Postal, da editora Arqueiro, te conquista na primeira página e transforma livros policiais em seu estilo preferido.

Os 13 Porquês, de Jay Asher.
Antes de cometer suicídio, Hannah Baker grava 13 fitas cassetes, nas quais ela conta os motivos de ter se matado. Cada motivo envolve uma pessoa e Clay, o co-narrador, é uma delas e ele tem que ouvir as gravações até o final para saber o que ele poderia ter feito para levar Hannah a se matar.

Apesar do meu resumo minúsculo, Jay Asher fez uma história completamente inovadora e maravilhosa. O livro é impossível de abandonar - ele te conquista logo no inicio e te deixa com fome de saber quais são os tais 13 porquês, que, aliás, são muito criativos e alguns bem impactantes. Me sinto arrependida até hoje de ter pego emprestado ao invés de ter comprado (editora Ática, me ajuda aí <3) - o que também explica o fato da foto ser diferente das outras haha.

Pois bem, aí estão 5 dos meus livros favoritos, os quais eu recomendo pra qualquer um, não importa a idade ou gênero. Eu tenho ainda muitos livros pra ler e prometo fazer resenhas deles pra vocês - e das sagas também! Coisa boa é pra se compartilhar, não? Espero que tenham gostado!

X

Nenhum comentário:

Postar um comentário